A revolução das sobras está imparável



A revolução das sobras alimentares iniciada a 5 de outubro de 2023 no concelho do Montijo continua imparável, 14 meses depois.

Em termos de alcance nas redes sociais, sobre o Facebook já ultrapassamos os 250 seguidores regulares e continua a crescer, com um alcance global a rondar as 80 mil pessoas, um crescimento superior a 127% no mês de outubro de 2024, um ano depois do início da campanha. Os nossos seguidores e visitantes têm também produzido interações muito ricas, que nos têm ajudado a direcionar melhor a comunicação e as responder às dúvidas que se colocam sobre o encaminhamento para as sobras alimentares. No Instagram também estamos a crescer, post a post. No blogue foram publicados 12 artigos.  Foi também recentemente lançada uma página carregada de informação sobre a temática da recolha e tratamento de sobras alimentares e biorresíduos no concelho do Montijo, com tudo o que precise de saber sobre o assunto.

Ah, e sabia que lançámos também uma APP?

Em termos de recolha e desvio de aterro, o resultado que verdadeiramente interessa, estamos com perto de 60 toneladas recolhidas por mês e com tendência crescente.

Estamos, ainda, longíssimos do potencial de recolha e desvio de aterro que ronda as 4 738,59 ton/ano. Isso só quer dizer que o trabalho de informação, sensibilização, criação de condições adequadas de recolha seletiva de sobras alimentares e biorresíduos tem de continuar. Cada vez há mais contentores castanhos instalados no terreno. Porta a Porta, Rua a Rua, Bairro a Bairro, Freguesia a Freguesia, ninguém ficará para trás. Cafés e restaurantes incluídos.

A campanha “Sobras têm valor, fazem crescer uma flor” não pode acabar aqui. A partir de agora terá de evoluir para um processo de recolha em evolução constante, com cada vez mais cidadãos participantes e militantes. Porque este trabalho vale a pena, para proteger as atuais e futuras gerações. Esta é uma revolução sustentável!

 

Relembramos, por isso, os conceitos básicos em relação à recolha seletiva de sobras alimentares:

O que Colocar:

🥖 Sobras de pão, bolos, bolachas

🥑 Legumes, frutas

🐟 Carne, peixe (confecionados ou não)

🥚 Cascas de ovos, borras de café, saquetas de chá

🤧 Guardanapos e toalhas de papel

Os outros resíduos devem ir para os seus contentores adequados.


🍎 Reduza o desperdício, economize recursos e participe!


Informações em sobrastemvalor.pt 

Contactos: (+351) 934560189 // Email: sobrastemvalor@mun-montijo.pt

 


Comentários